lunedì 13 settembre 2010

Dicionários - Dizionari

Olá pessoal!

Hoje resolvi escrever em português, pois vamos falar de dicionários para o aprendizado do italiano.
Uma das primeiras perguntas quando alguém começa a aprender um idioma é:

Qual dicionário eu compro?
Qual dicionário você me indica?
Qual é o melhor dicionário?

Geralmente, na ansiedade de comprar logo um dicionário ou pensando em "custo/benefício", compra-se o primeiro dicionário que se vê pela frente.
Entendo que "custo e benefício" são fundamentais e que quando se começa um curso novo, se quer logo comprar dicionário, mas às vezes podemos fazer uma escolha não muito boa.

Eu digo bastante aos meus alunos quando estão começando o curso, que precisam fazer uma imersão no aprendizado e se possível utilizar um dicionário italiano/ italiano depois de alguns meses de aula.
Ok. Você deve estar pensando: "Mas eu preciso de um dicionário AGORA e que tenha português/ italiano/ português!!!" Concordo com você. Ter um dicionário é importantíssimo!! Mas vai uma dica: Não utilize o dicionário como "muleta", ou seja, não fique o tempo todo traduzindo tudo, escrevendo as traduções, dependendo do dicionário, andando com ele debaixo do braço (rsrsrsrs... estou exagerando), procurando todas as palavras que você desconhece. Use o dicionário como um auxílio nas horas de emergência. Seja independente dele, não leve na bolsa do curso, deixe-o em casa, é lá que você vai precisar dele.

Na próxima postagem vou fazer uma lista dos dicionários que eu considero bons.

Um abraço a todos e bom estudo!


Nessun commento:

Posta un commento

Lascia qui il tuo commento!